Tenha paciência!

Uma das principais lições que aprendi até hoje diz respeito a uma palavrinha mágica e aparentemente tão esquecida nos dias de hoje: paciência. Vivemos num mundo cada vez mais urgente, já reparou? As pessoas querem tudo pra ontem e, se não conseguem o que tanto desejam naquele momento, daquela maneira específica, se frustram imensamente e desenvolvem uma ansiedade muito grande em relação à própria vida e à própria capacidade de fazer as coisas acontecerem. Como se não tivessem nada de realmente valioso e importante no momento presente. Como se o não conseguir AGORA fosse um sinal de fracasso absoluto.

Ok. Não há nada errado em ter “urgência de viver”. Eu mesma sempre digo que a vida é agora e que, exatamente por ser agora, precisamos oferecer a ela o nosso melhor sorriso, a nossa presença mais efetiva, o melhor que podemos ser. Mas, olha, presta muita atenção no que eu vou te falar: para viver o presente com intensidade, alma, vontade e verdade, você precisa entender que tudo tem o seu tempo, e que, portanto, certas coisas não vão mudar de uma hora pra outra. E tudo bem. É preciso saber conviver tranquilamente com isso. Tudo está certo do jeito que está. Você, agora, tem tudo o que precisa para dar o primeiro passo. Para ser o que quiser. Para chegar aonde quiser. O tempo presente é perfeito, acredite nisso. E acredite de verdade, com toda a força do seu coração.

Urgência de viver não pode significar ansiedade nem desespero, entende? Porque assim estamos vivendo com o foco no futuro (e alinhados ao medo de que o futuro não dê certo também).  Se é pra viver, que seja AGORA, concorda?

Toda mudança segue um fluxo de amadurecimento natural, como aquela sementinha que você lança na terra. Antes que ela vire uma árvore frondosa, antes que chegue a hora da colheita, existe todo um processo de preparação do solo, semeadura, cultivo…

A própria natureza nos ensina isso o tempo todo: tenha paciência!

Se você lançou a semente, se você se comprometeu com si mesmo e com o próprio Universo a cuidar daquela sementinha com toda a verdade e com todo o amor do seu coração, regando-a todos os dias até que os frutos venham, não tem por que se desesperar. Eles virão. Seja paciente.

Viver o agora, com presença efetiva, é também ter a consciência tranquila de que você está fazendo a sua parte, com os recursos que você tem, do jeito que você pode, com as ferramentas que você dispõe neste momento. E que este momento é tudo o que você precisa para aprender.

Não se martirize nem se cobre demais. Não ache que “está demorando muito”. Os resultados virão para quem trabalha no bem, com consistência, coragem e vontade sincera. Seja paciente com si mesmo. Espera. Acredita na sabedoria do Universo. E viva o presente com tranquilidade e confiança de que tudo acontece por um motivo.

Vai dar certo. Vai dar certo. Vai dar certo.

Não duvide disso.

Nem por um minuto sequer.
Agora, viva!

Leia Também

0 comentários

SIGA-ME @RODIIIAS