A atividade fisica ideal para cada fase da criança!!!

Em uma sociedade onde as crianças passam a maior parte do tempo dentro de casa sob a influência da televisão, vídeo-game e computador, o esporte e a prática de atividades físicas se tornam algo secundário. Cabe aos pais incentivar os filhos desde pequenos a criar o hábito de se exercitar.

Para escolher a melhor opção em cada fase da vida, é fundamental conhecer as diferentes opções de esportes, sabendo o melhor para o desenvolvimento biológico, social e físico para cada idade.

Segundo o Dr. Fabiano Prata, especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz, “para encontrar a atividade mais adequada para cada período da infância, é importante respeitar o estágio de desenvolvimento neuropsicomotor da criança de acordo com sua faixa etária”.

De acordo com o especialista, até a criança completar um ano de vida é indicado que as atividades básicas sejam caminhar e nadar. A mãe pode presenciar e acompanhar o bebê tendo aulas junto com o filho. Isso, além de beneficiar ambos, aproxima ainda mais a mamãe do pequeno melhorando o vínculo maternal. “A natação é um dos esportes mais indicados principalmente para os bebês, uma vez que ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura”, explica Fabiano Prata.

De 1 a 6 anos, além da natação, o médico indica que a criança suba e desça escadas como forma de se exercitar e dominar os diferentes espaços, aumentando assim sua percepção de lugar.

Entre 6 e 12, os pais já podem ingressar a criança em uma escola de esportes para que ela possa aprender técnicas e regras, verificar suas aptidões físicas e estimular a competitividade. Esportes como vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar”, afirma Fabiano Prata.

Segundo o médico, a musculação, uma das atividades mais procuradas pelos adolescentes exige cuidados redobrados, pois pode causar lesões nas articulações. Com acompanhamento médico, as meninas podem começar somente entre os 12 e 14 anos (após a primeira menstruação) e os meninos entre os 15 e 16 (após o estirão de crescimento).

É muito importante que a criança aprenda desde cedo a importância da prática da atividade física, pois além de estimular o corpo auxilia na mente, se tronando uma ótima terapia para os pequenos. O sono melhora, a criança aprende a se interagir em grupo e cria amizades, ampliando assim o ciclo social.

“Hábitos saudáveis adquiridos desde cedo ajudam a criança a ter uma melhor qualidade de vida quando adulta, prevenindo possíveis doenças causadas pelo sedentarismo”, finaliza o especialista em ortopedia pediátrica.

Leia Também

0 comentários

SIGA-ME @RODIIIAS