...Como retornar da licença-maternidade

11. Estou muito focada no meu bebê e, ao mesmo tempo, com medo de, ao deixar isso transparecer na empresa, parecer menos profissional. Como mostrar que ainda sou uma ótima profissional nessa fase? Devo evitar falar da criança na frente dos colegas?
Compartilhar sua alegria nesse momento com os colegas é muito importante. Além disso, você pode trocar experiências com outras mães em seu trabalho. No entanto, é preciso respeitar a individualidade de cada um. Portanto, cuidado para não falar apenas do seu bebê. Converse sobre outros acontecimentos e pergunte também sobre a vida de seus colegas.


Retome o ritmo do trabalho com toda a força. Procure se atualizar das novidades da empresa e se organize para monitorar seu filho sem comprometer suas tarefas no trabalho. Além disso, converse com seu chefe, conte suas novidades, ajuste expectativas do que está por vir.
 .....................................................................................................
12. De volta ao trabalho, existe alguma garantia legal de que poderei me ausentar caso o meu filho precise ir ao pediatra ou fique doente? Ou isso varia conforme a empresa e deve ser combinado com a chefia?
Legalmente, você pode abonar apenas um dia de trabalho no caso de internação hospitalar. Se for preciso um acompanhamento mais prolongado, pode ser negociada uma licença não remunerada.

Quanto às visitas ao pediatra, programe seus horários para que eles não causem muito impacto no seu trabalho – escolha o horário de almoço, por exemplo.

Caso aconteça qualquer urgência com seu bebê, garanta que alguém possa lhe dar cobertura e depois converse com o seu chefe para saber como fica sua situação.

Sempre combine tudo com a chefia, pois isso diz respeito à rotina de sua área e mostra sua preocupação com a empresa.
 .....................................................................................................
13. Estou mais irritadiça porque meu filho acorda (ou passou a acordar) várias vezes no meio da noite e agora eu terei horário para me levantar e ir para o trabalho. O que eu faço para que ele durma a noite inteira?
Não existe um segredo para que os bebês durmam a noite toda. Há algumas rotinas na hora de adormecer, que, se repetidas todos os dias, ajudam o bebê a entender que chegou a hora de dormir. Por exemplo, tomar banho, vestir o pijama, contar uma história ou rezar faz com que a criança vá se tranquilizando aos poucos, até adormecer.

Nos momentos em que o sono fica mais leve, alguns bebês acordam e não conseguem mais dormir. Existem técnicas de atender a criança quando ela chora no berço com intervalos de tempo cada vez maiores de ir ao quarto. Os objetos de transição também podem ajudar: um paninho, um bichinho ou a própria chupeta. Ao encontrá-los no berço, o bebê se sente seguro e volta a dormir.

...........................................................................................................
Fontes: Claudia Ribeiro, diretora de consultoria de RH; Marcia Maria Tabacow Gomes, médica obstetra; Maria Amélia Borrelli, pediatra; Newton Brussi, pediatra; Débora Rodrigues, psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e orientação de pais  


bebe.com.br

Leia Também

0 comentários

SIGA-ME @RODIIIAS