Socorrooo!!! Estão me deixando loucaaa...

Se você que sempre se espantou com mães que gritam, falam alto e batem nos filhos, mas que cuspiu nesse prato...

A questão é com certeza vivida por muitas mães, mas raras são aquelas que admitem terem surtado com os filhos. E por isso que eu digo: quem nunca surtou com seus filhos que jogue a primeira pedra!!!

Testar, experimentar faz parte do processo de aprendizagem e a criança faz isso o tempo inteiro. Achar que ela vai nos ouvir, nos obedecer na primeira tentativa é querer pular etapas no processo de desenvolvimeto infantil.

Ah! Claro! Quando você grita, dá umas palmadas, funciona, né?! Não! Você apenas dá um susto e pode condicioná-las ao comportamento desejado pelo medo, mas não educa. Não ajuda seu filho a compreender o porque das coisas. A criança precisa de limites, mas nem por isso você precisa virar um carrasco!
Falar é fácil, esse discurso você já deve ter lido ou ouvido de alguém, mas como colocar tudo isso na prática? Como administrar casa-trabalho-marido-crianças-e cuidar de você, sem surtar? Pelo menos com relação à crianças eu tenho algumas solução...

Determine regras básicas (combinados)

Não permita que a criança grite ou chore sem motivo. Com calma olhe para ela e diga: não estou entendendo, páre de chorar/gritar para que eu possa te ajudar. Xingar ou bater também não vale, mas lembre-se que é uma via de mão dupla, se você xinga e bate, está permitindo que seu filho reproduza seu comportamento.

Faça os combinados valerem
Depois de estabelecidas, é importante que o cumprimento das regras seja feito dentro e fora de casa. Portanto pense bem nos combinados, para depois não ficar com pena de cumpri-los. Na casa dos parentes os combinados continuam valendo.

Cantinho da disciplina e método da recompensa

Caso a criança não obedeça as regras, os pais devem aplicar o método do cantinho da disciplina, da Super Nanny. Ensinada no programa, a técnica consiste em deixar a criança desobediente, por alguns minutos, pensando na peraltice que fez. Depois de se conscientizar do erro, ela pede desculpa aos pais e pode sair do castigo. Quando se comporta bem, deve ser estimulada e recompensada com bons momentos.

Evite situações que gerem ciúmes

Dê atenção individual para seu filho. O ciúme surge quando a criança se sente deixada de lado com a chegada de um novo irmãozinho. Repare na divisão e na qualidade do tempo que passa com cada filho. Leia uma historinha para o mais novo dormir e participe da brincadeira preferida do mais velho, por exemplo.

Ocupe o tempo, evite brigas!

Se as brigas entre irmãos acabam com a paz na sua casa, perceba que isso ocorre na maioria das vezes quando eles não têm nada para fazer. Então, a dica é ocupar o tempo.
Mas, ocupar o tempo, não significa deixar a criança a tarde toda em frente à televisão. Os pais ou a pessoa que passa boa parte do dia com as crianças podem ocupar o tempo deles com brincadeiras e atividades direcionadas a cada idade, como desenhos, pinturas, jogos. Se os pais estiverem livres, é interessante que também brinquem com as crianças.

Fim da greve de fome

Evite lanches fora do horário. Faça com que a criança entenda que existe hora certa para se alimentar. Seu filho não quer almoçar? Tudo bem...comida só no meio da tarde, na hora do lanche...não lanchou? Só tem comida no jantar! A criança não vai morrer de fome!!!!
Outra questão a observar são os atrativos na hora da refeição. Pratinhos coloridos, copos com personagens e comidinhas decoradas, também ajudam.
Deixe a imaginação correr solta. Minha enteada adora comer um certo tipo de macarrãozinho que na verdade é shimeji (um cogumelo japonês), ela tem 4 anos e não serei eu a explicar o que se trata de fato!
Por enquanto chega né?! Volto outro dia com mais algumas dicas da Super Nanny para vocês.

Leia Também

0 comentários

SIGA-ME @RODIIIAS