Diabete não é coisa só de gente grande!!


O Diabetes é uma das doenças associadas à obesidade e está sua incidência vem aumentado muito nas crianças, para entender porque isso vem ocorrendo e preciso antes de mais nada compreender como a doença funciona.

Diabetes é uma doença causada de duas maneiras: pela alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou por uma resistência do organismo à ação desse hormônio. A função da insulina é transformar o açúcar (glicose) que ingerimos em energia, portanto a liberação desse hormônio depende da quantidade de açúcar ingerido. Quanto maior a quantidade de açúcar, mais o pâncrea precisa trabalhar para produzir insulina. Entenda por açúcar, não apenas aquela substância branca, refinada que usamos para adoçar os alimentos, mas também todo o tipo de carboidrato, que metabolizado pelo organismo é transformado em açúcar (glicose). Os carboidratos estão presentes na maioria dos alimentos que ingerimos (doces, raízes, farinha, macarrão, arroz, frutas, biscoito, pão, bebidas alcoólicas).

Quanto ingerimos os alimentos, eles são quebrados e transformados em substâncias menores, uma delas é a glicose. Essa glicose fica circulando pelo sangue e deve ser enviada para dentro das células para ser transformada em energia para o funcionamento do organismo. Quem tem o papel de levar a glicose até a célula é a insulina. Quando o organismo tem deficiência na produção de insulina, a glicose continua na corrente sanguínea, é como se não soubesse o caminho até a célula, então temos o diabetes do tipo 1. Algumas vezes o organismo produz insulina suficiente que leva a glicose até a célula, mas quando chega lá encontra resistência e não consegue entrar. É o diabetes do tipo 2.

Diabetes tipo 1: Era o mais comum em crianças, também conhecida como diabetes infantil. Pode aparecer até os 30 anos, mas é entre os 5 e 7 anos que é descoberta com mais frequência. É causada pela deficiência do pâncreas em produzir insulina. Neste tipo de diabetes o tratamento é feito à base de injeções diárias (geralmente de 2 à 4) de insulina e controle rígido dos níveis de glicose no sangue.

Diabetes tipo 2: Neste tipo, ainda que a produção de insulina seja normal, as células resistem à sua ação. Tem um fator hereditário maior que tipo 1 e aparecia apenas em adultos. Sim, o diabetes tipo 2 está cada vez mais comum em crianças e um dos principais fatores para essa ocorrência é a obesidade infantil. O tratamento é feito através de uma dieta rígida, exercícios e, às vezes, medicamentos.

Leia Também

0 comentários

SIGA-ME @RODIIIAS